Alimentação

 

Dia Mundial da Alimentação

16 de Outubro 


A 16 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração teve início em 1981 e é na atualidade reconhecida em mais de 150 países como uma importante data para alertar e consciencializar a opinião pública quanto a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação. Esta data assinala ainda a fundação FAO (Food and Agriculture Organization—Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), que teve lugar no Canadá (Quebeque).

REGRAS GERAIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS
 ·  Tenha atenção ao que come e onde come;
 ·  Procure fazer as refeições num local tranquilo e agradável, mastigando bem e devagar;
·  Incluir nas refeições alimentos de todos os setores da Nova Roda dos Alimentos, nas proporções por ela sugeridas;
·  Faça um bom pequeno almoço, com fruta laticínios e cereais;
·  Utilizar alimentos de qualidade, limpos e frescos;
·  Não passar mais de três horas e meia sem comer;
·  Evitar alimentos com muito sal;
·  Evitar alimentos açucarados (refrigerantes, bolos, gomas, chupas, ...);
·  Evitar os fritos e alimentos com muita gordura;
·  Consumir diariamente leite ou derivados;
·  Reforçar o consumo regular de produtos hortícolas e frutas;
·  Consumir diariamente sopa;
·  Preferir pão escuro;
·  Preferir peixe e as carnes magras (aves);
·  Não consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta;
·  Beber líquidos em abundância (água simples, limonadas sem açúcar e infusões de ervas);
·  Não fumar;
·  Fazer exercício físico moderado.

NÃO ESQUECER QUE ALIMENTAÇÃO PODE SER SINÓNIMO DE PRAZER E BEM ESTAR!



A DGS acabou de lançar a Roda dos Alimentos Mediterrânica (versão interativa) onde se explica os vários conceitos ligados ao padrão alimentar mediterrânico tendo como base a Roda dos Alimentos Portuguesa. São apresentados exemplos práticos e visualmente atrativos, salientando não só a componente alimentar, mas também os elementos inerentes estilo de vida mediterrânico.
 O link: http://nutrimento.pt/noticias/conheca-a-roda-dos-alimentos-mediterranica-interativa/


DIABETES


No passado dia 14 de novembro (quinta-feira) celebrou-se o Dia Mundial da Diabetes.
Este dia tem como objetivo consciencializar as pessoas para esta doença e divulgar formas de a prevenir, como forma de dar resposta ao aumento alarmante de casos no mundo.
Estima-se que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de Diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Portugal é um dos países europeus onde se regista uma das mais elevadas taxas da Diabetes. Cerca de 13,3% da população portuguesa sofre desta doença, o que corresponde a mais de um milhão de pessoas.

A Diabetes é uma doença metabólica crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.
O açúcar é necessário para o metabolismo de todas as células do organismo. Para que o açúcar seja transportado para dentro das células é necessária a insulina, produzida no pâncreas, que vai captar a glicose da corrente sanguínea e levá-la para todas as células do corpo, onde será utilizada como energia.
Quando não há insulina ou esta não atua adequadamente, os níveis de glicose no sangue sobem.
Com o tempo, os níveis elevados de glicose podem provocar danos em vários tecidos e órgãos, originando graves problemas de saúde, limitadores e potencialmente fatais.

Existem dois tipos de Diabetes:
Na Diabetes tipo 1, o sistema imunitário do corpo ataca as células produtoras de insulina no pâncreas, deixando este de produzir insulina.
Na Diabetes tipo 2, a mais comum, o corpo pode produzir insulina, mas torna-se resistente à mesma, fazendo com que esta não atue adequadamente.

A Diabetes é diagnosticada através de análises ao sangue. Sintomas como perda de peso, cansaço, necessidade de beber muita água e idas frequentes à casa de banho, podem ser sintomas da doença.

Com tratamento diário com insulina ou medicação (consoante o tipo de Diabetes), o controle regular da glicose no sangue, uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, as pessoas que sofrem desta doença podem ter uma vida normal.

A comemoração do Dia Mundial da Diabetes foi feita pelas docentes que leccionam o 9.º ano, em sala de aula, usando como estratégia a visualização de dois pequenos vídeos, cujos links são:

Sem comentários:

Publicar um comentário